terça-feira, 9 de agosto de 2011

O que é isto, a tristeza?

Saiba qual é a cena mais triste do cinema de todos os tempos

Cientistas elegeram final de O Campeão como a cena mais emocionante das telonas
Quem nunca chorou assistindo à morte do pai do Simba, no Rei Leão ou ao drama de uma família em O óleo de Lourenzo. Filmes com sequências de cortar o coração não faltam no mundo do cinema, porém cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) se emprenharam em eleger a cena mais triste da história das telonas.

De acordo com os pesquisadores, o final de O Campeão, filme de 1979, é o mais triste de todos os tempos. Na cena, após uma luta árdua o protagonista morre na frente de seu filho, de apenas 9 anos. O garotinho então derrama todas as suas lágrimas e suplica: "campeão, acorde!".

Para chegar à conclusão, os cientistas Robert Levenson e James Gross selecionaram 78 trechos de filmes, que foram exibidos a cerca de 500 voluntários. As emoções das pessoas que se submeteram ao teste foram observadas e a cena que mais as levou  às lágrimas foi a de O campeão.

Apesar de o estudo ter sido publicado em 1995, até hoje o filme vem sendo utilizado por pesquisadores de todo o mundo para avaliar o 'poder' da tristeza sob o ser humano. Com voluntários que foram submetidos à cena pelo bem da ciência foi descoberto, por exemplo, que pessoas gastam mais dinhero quando estão tristes.
Confira o trecho do filme:

Fonte: Fernanda Machado - Portal Uai
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_8/2011/08/09/ficha_cinema/id_sessao=8&id_noticia=42352/ficha_cinema.shtml

Nenhum comentário: