quarta-feira, 22 de junho de 2011

Seminário Educação & Debates

No último sábado, 18, aconteceu no IFBA Campus Valença o Seminário Educação & Debates, evento organizado pelos cursos de Licenciatura em Matemática e Computação, promovido pela disciplina História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação e Ciência, Tecnologia e Sociedade.
O Diretor Geral do Campus, Egberto Hein, fez a abertura do evento, em seguida os professores Philipe Carvalho, Raidalva Barreto e Messias Cruz deram as boas vindas aos cursistas e evidenciaram a programação do evento, além de agradeceram a todos os presentes, assim como aos organizadores e alunos, docentes e funcionários do IFBA.
O evento foi composto por mesas redondas, oficinas temáticas e cine-debate. A Mesa Redonda foi formada pelos professores doutores Wilson Jesus e Wilson Correia sob mediação da profª. Luisa Senna. O prof. Wilson Jesus, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) falou da importância de cada pessoa refletir sobre sua área de educação e ter clareza da sua função; discutiu sobre a educação matemática e evidenciou que toda pedagogia da matemática tem uma filosofia que a sustente; esclareceu ainda, que para se ensinar matemática o professor utiliza os saberes multidimensionais: da neurologia, antropologia, psicologia, filosofia e outras áreas do conhecimento.
Em seguida, o prof. Dr. Wilson Correia abordou a relação professor-aluno e da profissionalização docente; evidenciou a necessidade do professor de uma sólida construção teórica e metodológica e conceituou sociedade, os modelos societários (capitalismo e socialismo), a práxis vinculada a atividade de pensar, o tempo e práxis educativa.
Durante o período da tarde formaram-se três oficinas intituladas: Educação Feminina, Educação de Negros, e Educação, Política e Estado. Ainda à tarde foi exibido um vídeo intitulado "A História das Coisas", seguido de debates sobre os seguintes pontos:
  • Intenso consumo de produtos industrializados;
  • O papel dos meios de comunicação e da publicidade no estímulo ao consumo;
  • A geração de imensas quantidades de lixo;
  • A formação de grandes corporações capitalistas, a submissão dos governos a estas corporações;
  • A exploração dos trabalhadores e dos bens naturais dos países pobres;
  • A divisão internacional do trabalho;
  • A contaminação dos produtos industriais que usamos e a poluição do meio ambiente por substâncias tóxicas, como a dioxina.
Fonte: http://www.valenca.ifba.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=283:seminario-educacao-a-debates&catid=55:eventos-institucionais

Nenhum comentário: