terça-feira, 26 de julho de 2011

CFP pode ter seu primeiro Mestrado


UFRB submete cursos de pós-graduação à CAPES

Uma proposta foi feita pelo CFP

Amargosa, 26 de Julho de 2011
 
Três novas propostas de cursos de pós-graduação analisados pela Coordenadoria de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram submetidas à apreciação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) 2011.
Uma dessas propostas é o Programa de Mestrado Multidisciplinar em Educação, Culturas e Sociedade, apresentado pelo Centro de Formação de Professores (CFP). Essa proposta foi feita por uma equipe de professores do CFP e tem como coordenador o Prof. Wilson Correia. Se recomendada pela CAPES, ampliará a oferta de cursos stricto senso (em nível de Mestrado Acadêmico) da UFRB.
Na avaliação que agora passa a ser feita pela CAPES, não só a pertinência da proposta (que deve harmonizar-se com a vocação institucional do CFP e com sua inserção local, regional, nacional e internacional) mas também a produção do corpo de professores integrantes do projeto de mestrado apresentado pesam sobremaneira. No que respeita a essa produção docente, o que conta são as publicações, as orientações e o tempo de experiência no magistério.
Por que é vital ao CFP ter um curso stricto sensu em nível de Mestrado Acadêmico? Porque ele consolida o que a Constituição Federal (Artigo 207) dispõe sobre o ensino universitário brasileiro, o qual deve ser fundamentado no tripé indissociável da pesquisa, ensino e extensão. Torçamos para que a CAPES reconheça que, apesar de os integrantes dessa proposta sermos novos (como instituição e como doutores) nossos esforços foram envidados no sentido de que queremos produzir, trabalhar em prol da universidade pública, plural, inclusiva, sem mensalidades e com a qualidade que deve marcar uma universidade socialmente referenciada.


Nenhum comentário: