domingo, 7 de agosto de 2011

Perspectivas do sindicalismo nas universidades



Perspectivas do sindicalismo nas universidades


Paulo Cesar Philippi* & Armando de Mello Lisboa**

Resumo: Num país onde nossas lideranças políticas são alheias ao grande significado da universidade pública para a nossa soberania, como entidade responsável não só pela formação de nossos quadros científicos e tecnológicos, mas pela criação, desenvolvimento e socialização do saber, um Movimento Docente (MD) que una uma categoria com uma enorme, mas saudável, pluralidade ideológica, está, sem dúvida, no caminho de acesso para a construção desta soberania. Neste artigo discute-se a história do sindicalismo universitário, desde a sua origem no período da ditadura militar, culminando com o período  atual caracterizado pelo aparelhamento político-partidário dos  sindicatos, pelo distanciamento de nossas lideranças sindicais de suas  bases e, em conseqüência, pelo enfraquecimento do D na defesa das questões fundamentais para os professores.

* PAULO CESAR PHILIPPI é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia Mecânica. Com Doutorado em 1980 é pesquisador I-A do CNPq. Foi Secretário Geral da Apufsc-Sindical no período 2008-2010 e, presentemente, é membro do Grupo de Trabalho de Política Sindical da Apufsc (GTPS).

** ARMANDO DE MELLO LISBOA é Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Com Doutorado em Sociologia Econômica, foi Presidente da Apufsc-Sindical no período 2006-2010 e, presentemente, é membro do Grupo de Trabalho de Política Sindical da Apufsc (GTPS).

Fonte: REA. Íntegra do texto: CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário: